A luz e o foco
A luz e o foco
Observando a foto abaixo eu fico pensando num dos exemplos em que podemos perceber como as tecnologias avançaram com o tempo, mas ainda estão dependentes do mesmo princípio, a luz e o foco. Explico, as máquinas avançaram muito, mas... permaneceram acessíveis? Pior, além de tudo agravaram as separações sociais que, embora fossem marcantes, se institucionalizaram nas estruturas sociais e nós as naturalizamos. Inclusive, passamos a passar nossas vidas para as redes, mas as redes sociais em sua grande maioria só exibem perspectivas sociais em fotos que demostram a edição da felicidade dos outros, mostrando que a luz e o foco não demonstram de fato o que de fato pode ocorrer atrás das lentes e diafragmas.
A nossa educação
também se tornou mais desigual, desde que mudamos a luz e o foco dos nossos
objetivos em sociedade, para trabalhar com conhecimentos prontos para cliques
rápidos no mercado de trabalho, nos tornamos egoístas. Nem acessar a internet continua
do mesmo jeito, porque nunca sabemos se há um paparazzi na esquina dos sites
esperando para clicar nossos dados virtuais e os armazenar numa rede obscura e
corrupta. No ensino remoto, a luz e o foco se tornaram apagadinhos para os problemas,
mas desligados para alguma solução prática. Ao invés de iluminar e focar no que
aprendemos em números, nossa luz e foco está em medir coisas objetivas,
diretas, pouco reflexivas e que demonstra o que de fato sabemos, mas só querem
mostrar o que os outros querem que aprendamos.
Dessa forma, tá na
hora de acordarmos ligar nossas câmeras da mudança e regular nas nossas vidas:
a luz e o foco.
Igor.
Obs: Referente às semanas 3 e 4 da disciplina Educação, Comunicação e Tecnologias.
Boa metáfora Igor para pensar as transformações tecnológicas e sociais e o lugar dos sujeitos sociais em cada um dos espaços-tempos vividos. Importante pensarmos que sociedade temos e que sociedade queremos e quais caminhos são fundamentais para construirmos essa sociedade que queremos. Trilhar esses caminhos é tarefa de todo cidadão, mas prioritariamente dos professores, responsáveis pela formação das novas gerações.
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