Nossa autoria de cada dia

 Eu havia planejado um modelo de postagem diferente deste e iria discorrer de forma comparativa sobre modelos de aulas e como era importante investir na autoria. Mas, quando estava pesquisando algumas imagens, visto que gosto muito investir no visual aqui no blog e a visão é meu sentido favorito do corpo humano, eu fiquei perplexo com algo... Ao buscar sobre classes tradicionais e ensino tradicional, encontrei uma infinidade de imagens com estudantes dormindo, entediados, mas quando pesquisei sobre alunos serem autores, encontrei uma quantidade tão menor e fotos não muito sugestivas que serviriam meu propósito e fiquei pensando: Caramba, porque o sistema tradicional é o mais chato e mesmo assim temos sempre mais evidência, e mais fotos de diferentes ângulos? Pior, quando pesquisamos "tradicional" sempre temos fotos como a que está aqui no post ou cadeiras vazias vistas de trás. É importante que o ensino na escola não seja reduzido a isso, porque estamos sempre reproduzindo modelos e esquemas antiquados e pouco produtivos, porque o mocinho de jaqueta preta aí embaixo estaria fazendo algo muito mais produtivo se não estivesse na sala dormindo. 


Vamos produzir, deixar os alunos produzirem, vamos ser autores do nosso ensinoaprendizagem. Ouvi certa feita que ao produzirmos em colaboração, tendemos a ensinar e aprender mais ainda. Estamos neste mundo para fazer uma diferença e deixar uma marca. Os homens nas cavernas aprenderam a pintar para contar sua história. Dormir numa sala de aula com uma  explanação tradicional das estruturas mitocondriais do corpo será mais produtivo do que sentarmos no chão da sala e montarmos uma célula com materiais recicláveis? Esta é uma das infinitas possibilidades que temos de nos transformarmos em professores autores e trasnformarmos nossos alunos em alunos-autores.

 Luto por isso em minhas aulas, para permitir que meus alunos sejam produtores do seu conhecimento, do seu ensino e que não sejam peõezinhos no tabuleiro de xadrez da sua existência na escola :).









Comentários

  1. Pois é Igor, sempre que falamos em aula tradicional, nos vêm a imagem dos alunos sentados em carteiras enfileiradas, ouvindo o professor ou fazendo uma atividade escrita, de forma individual. Isso não quer dizer que essas atividades não devam ser praticadas, o problema é quando as aulas se reduzem a elas. Ainda mais quando o professor faz explanações que expressam exatamente o que está no livro texto ou nos materiais pedagógicos. Assim, nem professor nem aluno exercem a autoria. Para fugir desse modelo, e caminhar em direção a processos autorais, a colaboração precisa ser experimentada, assim como a incorporação de múltiplas linguagens ao processo educativo, pois só no coletivo e na diversidade podemos criar, aprender, ensinar, produzir conhecimento.

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